Governo do Distrito Federal

Prazos

Prazos

A LAI define prazos para resposta e para registro de recursos.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) garante que você receba as informações solicitadas ao governo dentro de um prazo determinado.


Fez um pedido de acesso à informação no GDF? Então, fique de olho nos prazos:

Prazo para resposta


  • Se a informação estiver disponível: o órgão ou entidade deve fornecer acesso imediatamente!

  • Se a informação não estiver disponível: a instituição tem até 20 dias para entregar a resposta. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa.

Prazo para recorrer


  • Se não concordar com a resposta, você pode recorrer à autoridade superior do órgão ou entidade. O prazo para recorrer é de 10 dias, a partir da data em que recebeu a resposta.

  • A autoridade superior tem 5 dias para analisar seu recurso e te dar uma resposta.

  • Se ainda não estiver satisfeito, é possível recorrer à Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), que é a última instância.

1ª Instância

Autoridade imediatamente superior àquela que forneceu a informação

2ª Instância

Autoridade máxima do órgão

3ª Instância

Controladoria-Geral do Distrito Federal

Prazo para apresentar reclamação


  • Se achar que o órgão ou entidade não cumpriu a LAI, você pode apresentar uma reclamação.

  • O prazo para reclamar é de até 10 dias, contados a partir de 30 dias do registro do seu pedido.

  • A autoridade de monitoramento tem 5 dias para analisar sua reclamação e te dar uma resposta.

  • Se não concordar com essa resposta, é possível recorrer à CGDF, que tem 10 dias para responder.

1ª Instância

Autoridade de monitoramento

2ª Instância

Controladoria-Geral do Distrito Federal

Acompanhamento da resposta


  • Você pode acompanhar o andamento do seu pedido de acesso à informação na plataforma Participa DF ou comparecendo presencialmente a uma unidade de ouvidoria do GDF, onde funciona o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC.

  • Se tiver dúvidas sobre os prazos ou sobre como fazer um pedido de informação, entre em contato com a ouvidoria.